segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O estado da Nação

Não ambiciono com isto (ao dissertar sobre Portugal) nada para além de exercer o meu direito de opinar publicamente com a devida reserva do respeito. Claro que posso pretender que o meu país melhore sempre.

Sou centrista, nem um mílimetro à esquerda, nem um milímetro à direita, e não vislumbro o que me possa fazer pender para a destra ou para a sinistra. Sempre ouvi dizer que é no meio que está a virtude. É como sempre tento fazer tudo; imparcialmente, sem precipitação.

Não exaustivamente, aqui e ali, recolhi que Portugal é o único país da Europa Ocidental que na sua constituição menciona o socialismo ou alguma vez se assumiu como socialista. O que me leva a pensar; países bem sucedidos como a França, a Itália, a Irlanda ou a Alemanha (falando só em repúblicas) não precisam de se orientar pelo socialismo. Então porque precisará Portugal? (Pergunta sem resposta).

Longe de ser autoridade neste assunto, mas no meu direito de arrazoar respeitosamente, costumo pensar cá para mim que enquanto houver mentalidade de esquerda em Portugal, o País não andará para a frente. Poderá não piorar (penso que nenhum português decente quer mal a Portugal), mas também não evoluirá como deve.

Em 1974 saímos de uma situação inaceitável. Se tal regime ainda durasse eu não estaria a escrever este post. Mas o facto de em Portugal, após 35 anos, a generalidade do povo ainda pensar à esquerda, é uma evidência de que ainda andamos um pouco à deriva. Parece que ainda estamos na ressaca da ditadura. Resta saber quanto tempo vai durar ainda...

A esquerda sombreou o 25 de Abril. Pôs-nos na União Europeia. Mas já fez o que tinha a fazer. As circunstâncias mudam e requerem outra resposta. Basta ver o que faz/fez a esquerda lá mais para Leste. Há que abandonar a esquerda e tentarmo-nos equilibrar.

Sem querer ser mais do que sou, é esta a minha esperança num Portugal sempre melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar neste blogue

Qualquer internauta é bem-vindo a comentar. Comentários que não tenham nada a ver com o assunto em pauta, insultos gratuitos, etc... serão removidos. Obrigado por comentar!