quinta-feira, 27 de maio de 2010

Acerca dos sentimentos em torno da Guerra Civil Americana

A Guerra Civil Americana foi um conflito bélico ocorrido entre 1861 e 1865 no actual território dos Estados Unidos da América, numa altura em que o país não existia como hoje o conhecemos.

Essa guerra opôs, grosso modo, o Sul dos Estados Unidos contra o Norte. O Sul era uma confederação de onze estados que previamente haviam declarado secessão da Federação (ou seja, dos Estados Unidos da América) conhecida durante a guerra por União (o Norte).

O principal motivo de divergência entre as partes beligerantes era a (i)legitimidade da escravatura como forma de organização social.

No desfecho do conflito a escravatura foi abolida em todos os Estados Unidos e a Confederação dissolvida e reincorporada na Federação.

Uma canção dos The Band toca na questão da guerra com uma canção chamada The Night They Drove Old Dixie Down, lançada em 1969.

O autor da canção (canadiano de nacionalidade) disse uma vez que escreveu essa canção após uma visita ao Sul dos Estados Unidos e que no seu contacto com as gentes dessa parte da América sentiu uma espécie de nostalgia, «uma espécie de tristeza bela», nas suas próprias palavras.

Acho possível que, no fundo, o Sul sabia que estava errado, que era errado manter a escravatura. Talvez essa melancolia resulte disso - de lutar por uma causa perdida. De saber que se está errado mas querer manter a "tradição" ou o que lhe queiram chamar.

Fica aqui uma versão dessa canção pela Joan Baez que lhe confere ainda uma sensação própria por ser uma voz feminina.

Mais informação:

Bandeiras da Guerra Civil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar neste blogue

Qualquer internauta é bem-vindo a comentar. Comentários que não tenham nada a ver com o assunto em pauta, insultos gratuitos, etc... serão removidos. Obrigado por comentar!